Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

UFRGS homenageia servidores e alunos premiados

Na tarde da última quarta-feira (24/08/2011) foi realizada uma cerimônia em homenagem e reconhecimento aos professores, técnico-administrativos e alunos da Universidade que receberam prêmios externos à UFRGS nos anos de 2008, 2009 e 2010. O reitor Carlos Alexandre Netto e o vice-reitor Rui Vicente Oppermann entregaram os certificados aos homenageados que obtiveram destaque em suas pesquisas e atividades acadêmicas, artísticas, esportivas e culturais, somando mais de 200 distinções neste período de três anos. O Dr. Gustavo Fioravanti Vieira foi um dos homenageados, tendo em vista a seleção de seu projeto "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development" no segundo round  do "Grand Challenges Explorations” (GCE), da fundação Bill & Melinda Gates.
Ao afirmar que o destaque acadêmico é um mérito pessoal, Carlos Alexandre Netto salientou que a UFRGS também tem seu papel nestas conquistas, por promover um ambiente de pesquisa e de inovação e por oferecer a infraestrutura e as condições necessárias. O diretor do Instituto de Informática da UFRGS, Flávio Wagner, falou em nome dos homenageados e salientou que o reconhecimento obtido com os prêmios traz não só a marca da excelência, mas também da relevância destes trabalhos, reconhecida pela sociedade.

Fonte: www.ufrgs.br/ufrgs

Nenhum comentário: