Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

domingo, 7 de agosto de 2011

PPGC oferece cadeira de Tópicos em Bioinformática

O Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC/UFRGS) oferecerá neste semestre, em caráter especial, a disciplina de "Tópicos Especiais em Computação LXIX - Algoritmos em Bioinformática" (CMP569). A disciplina, sob responsabilidade dos professores Ronnie Alves e Ana Bazzan, tem por objetivo apresentar aos alunos os mais diversos problemas e técnicas de projeto de algoritmos para a análise de dados bioquímicos, com ênfase nas soluções algorítmicas existentes para lidar com dados genômicos, proteômicos e transcriptômicos. A idéia é introduzir complexidade tanto biológica quanto computacional para os mais variados problemas encontrados na Bioinformática, apresentando eventualmente exemplos que utilizem as linguagens de programação Perl, Python e R.

Esta é uma excelente iniciativa dos professores do PPGC no sentido de promover a formação de profissionais com uma visão multidisciplinar, com capacidade de transitar entre os campos da biologia e da informática, analisando problemas e desenvolvendo soluções que possam ser aplicadas tanto na pesquisa quanto na indústria de biotecnologia.

As aulas da disciplina CMP569 terão início no dia 15/08/2010 e o programa completo  pode ser conferido no site do PPGC (siga o Link).

Nenhum comentário: