Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Linha de pesquisa do grupo é apresentada no CBiot

O Dr. Gustavo Fioravanti Vieira foi convidado a realizar uma palestra no "Seminário Regular do CBiot". A palestra, intitulada "Desvendando os mecanismos que regem a imunogenicidade - uma abordagem de imunoinformática!", deverá apresentar as linhas de pesquisa do grupo e os principais desafios enfrentados no campo da imunoinformática.

A palestra ocorrerá na manhã de hoje (11h), no Anfiteatro do CBiot.

Nenhum comentário: