Fonte: www.ufrgs.br/ufrgs
Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas
A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.
Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
UFRGS homenageia servidores e alunos premiados
Fonte: www.ufrgs.br/ufrgs
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Curso de Informática aplicada à Biologia - PET Biologia (PUCRS)
A aplicação de ferramentas de bioinformática à imunologia também será abordada durante o curso, em palestras ministradas por integrantes do NBLI:
- Dia 29/08 - Aplicação da bioinformática à vacinologia - Dinler Amaral Antunes.
- Dia 31/08 - Modelagem molecular comparativa aplicada à imunoinformática - Danieli Forgiarini Figueiredo.
- Dia 31/08 - Bioinformática aplicada à imunologia: um enfoque estrutural - Maurício Menegatti Rigo.
- Dia 01/09 - Insights sobre a imunogenicidade de epitopos virais através da bioinformática estrutural - Gustavo Fioravanti Vieira.
Veja a programação completa (programação sujeita a alterações).
Maiores informações no Link.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
CrossTope: Um banco estrutural para o estudo de reatividade cruzada
O “Grand Challenges Explorations” (GCE) é uma iniciativa da fundação Bill & Melinda Gates, com o ousado objetivo de financiar pesquisas inovadoras em "saúde global". O primeiro round da iniciativa selecionou 105 grupos, os quais receberam U$ 100.000 dólares para desenvolver seus projetos. Nesta ocasião, nenhum grupo sul americano foi selecionado.
O NBLI desenvolveu uma metodologia computacional para obter estruturas de complexos ainda não determinados[1], a qual foi aplicada na construção do CrossTope Data Bank (banco de dados que resultou do projeto financiado pelo GCE). Este banco já conta com cerca de 200 estruturas, apresentando em sua maioria peptídeos virais no contexto de quatro alelos de MHC (2 humanos e 2 de camundongo). O banco permite realizar buscas pela sequência do peptídeo, pelo nome da proteína ou do vírus, e pelo alelo de MHC. Cada entrada fornece dados completos sobre o complexo, bem como links diretos para outros bancos. É fornecida ainda a estrutura da proteína e o mapa da distribuição de cargas na superfície de interação com o linfócito (visualização direta ou download). Em uma análise inicial, dados da superfície de 45 complexos do banco foram utilizados para identificar um possível alvo de resposta cruzada entre HCV e HIV [2]. Demais dados sobre a construção deste banco e suas possíveis aplicações estão sendo agora reunidos para a publicação na forma de um artigo científico.domingo, 7 de agosto de 2011
PPGC oferece cadeira de Tópicos em Bioinformática
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Linha de pesquisa do grupo é apresentada no CBiot
Publicações do grupo:
- New Insights into the In Silico Prediction of HIV Protease Resistance to Nelfinavir
- Genetic changes in severe haemophilia A: new contribution to the aetiology of a complex disease.
- Detection of new mutations and molecular pathology of mild and moderate haemophilia A patients from southern Brazil.
- Induced genome maintenance pathways in pre-cancer tissues describe an anti-cancer barrier in tumor development.
- CrossTope: a curate repository of 3D structures of immunogenic peptide:MHC complexes
- Immunogenic epitopes of Hantaviruses' N protein are restricted to conserved regions
- Structural in silico analysis of cross-genotype-reactivity among naturally occurring HCV NS3-1073-variants in the context of HLA-A*02:01 allele.
- Molecular Aspects Involved In The Immunogenicity Against Viral Epitopes - An Immunoinformatic Perspective. (Book Chapter)
- Uso de Ferramentas de Bioinformática para estudo "in silico" de reatividade cruzada (CESUP - Revista de 2011)
- Reconstruction of MHC alleles by cross modeling and structural assessment.(BIOCOMP'10, USA, 2010.)
- Structural Allele-Specific Patterns Adopted by Epitopes in the MHC-I Cleft and Reconstruction of MHC:peptide Complexes to Cross-Reactivity Assessment
- MHC: Peptide Analysis: Implications on the Immunogenicity of Hantaviruses’ N protein
- Analysis of expression pathways alterations of Arabidopsis thaliana induced by a Necrosis- and Ethylene-inducing protein
- ViaComplex: software for landscape analysis of gene expression networks in genomic context
- Immunodominant viral peptides as determinants of cross-reactivity in the immune system – Can we develop wide spectrum viral vaccines?
Cursos ministrados:
- Uso de ferramentas de bioinformática na predição de epitopos de células T e B". (Fiocruz-Centro de Pesquisas René Rachou. Novembro de 2009)
- Modelagem Básica de Proteínas. (Universidade do Pampa – Unipampa, Junho de 2009.)
- Ferramentas de Bioinformática aplicadas ao Desenvolvimento de Vacinas - Segunda Edição (2009)
- O Papel da Bioinformática no Desenvolvimento de Novas Estratégias Vacinais
- Ferramentas de Bioinformática Aplicadas no Desenvolvimento de Vacinas
