Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Seleção de IC no NBLI:

O Núcleo de Bioinformática do Laboratório de Imunogenética (NBLI) está selecionando bolsistas de Iniciação Científica. O trabalho de pesquisa do bolsista será multidisciplinar, consistindo no uso de ferramentas de bioinformática para o estudo da resposta imunológica contra vírus, com enfoque em imunidade celular e desenvolvimento de vacinas.

Confira abaixo os requisitos e as datas:

REQUISITOS:
- Disponibilidade de 20h semanais.
- Interesse nos temas de pesquisa e no uso de ferramentas da informática.
- Possuir cadastro na Plataforma Lattes (desejável).
- Ter noções de informática (desejável).
- Estar familiarizado com Linux (desejável).
- Ter experiência com a linguagem Matlab (desejável).

CRONOGRAMA:
- Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail imunoinfo@gmail.com até o dia 16/02/2013. É aconselhável que se encaminhe em anexo uma cópia do currículo e do histórico escolar (graduação).
- Entrevistas presenciais serão agendadas entre os dias 18 e 20 de Fevereiro de 2013.

VAGAS:
- Uma vaga com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS;

Maiores informações pelo e-mail imunoinfo@gmail.com ou pelo telefone 3308-9938.

Nenhum comentário: