Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

sábado, 22 de março de 2014

Professores da UFRGS recebem a medalha Simões Lopes Neto

Na tarde de ontem (21/03/2014), o governador Tarso Genro entregou aos professores eméritos da UFRGS Francisco Mauro Salzano e Jorge Almeida Guimarães a medalha Simões Lopes Neto. Esta honraria é outorgada pelo Estado do Rio Grande do Sul a personalidades das artes, das letras, das ciências, da educação e outras áreas.


Confira a reportagem completa no site da Universidade.

Nenhum comentário: