Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Pesquisa em Pauta - Desenvolvimento de Vacinas


Entrevista com o doutor Gustavo Fioravanti Vieira relizada durante o SIC 2011 para o quadro "Pesquisa em Pauta" da UFRGS TV. Este e outros vídeos também podem ser conferidos no canal ufrgstv do youtube.

3 comentários:

Márcio Zacarias disse...

Dá-lhe Gustavo, vocês são muito fodas, o mundo precisa de mais pessoas que nem vocês =D

Gustavo Fioravanti Vieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Fioravanti Vieira disse...

Grande Márcio!!! Valeu Cara, baita abraço :)