Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Aplicando modelagem e dinâmica no estudo da enzima IDUA


Recentemente foi publicado o fruto de uma colaboração entre o NBLI e o Centro de Terapia Gênica do HCPA, focado na modelagem da enzima humana α-L-iduronidase (IDUA). Este é o tema do post de hoje do Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBlogI), confira!

O artigo "Lessons from molecular modeling human α-l-iduronidase", publicado no Journal of Molecular Graphics and Modelling (2014), pode ser conferido gratuitamente utilizando-se este link (válido apenas até o dia 19/12/2014) ou diretamente através do site da revista (acesso restrito).

Confira também a nossa página no Facebook.