Imunoinformática e desenvolvimento de vacinas

A imunoinformática é uma nova área de pesquisa que utiliza ferramentas de bioinformática para estudar, simular e prever, etapas e mecanismos envolvidos na resposta imune. Este núcleo de pesquisa em bioinformática, criado pelo laboratório de Imunogenética e coordenado pelos bolsistas de Pós-Doutorado (PNPD) Gustavo Fioravanti Vieira e Marialva Sinigaglia, tem como foco de estudo os mecanismos imunes realizados em resposta à infecções virais e a identificação de possíveis padrões presentes em epitopos que possam ser reconhecidos como alvos virais.

Em 2009 o grupo teve um projeto aprovado no “Grand Challenges Explorations” da fundação Bill & Melinda Gates, tendo recebido um auxílio de U$ 100.000 dólares para desenvolver a pesquisa. Este projeto, intitulado "Large-Scale MHC:Epitope Analysis for Vaccine Development", guia as pesquisas do grupo e levanta a possibilidade da identificação de padrões na apresentação de peptídeos virais, os quais poderiam ser aplicados no desenvolvimento de vacinas antivirais de amplo espectro.

sábado, 19 de outubro de 2013

Prorrogado prazo para seleção de bolsista na área de Bioinformática!!


O NBLI está selecionando bolsistas de Iniciação Científica (IC) para trabalhar no uso de ferramentas de bioinformática voltadas ao estudo da resposta imunológica contra vírus, com enfoque em imunidade celular e desenvolvimento de vacinas. O bolsista deverá atuar sobretudo em projetos vinculados ao CrossTope, um banco de dados desenvolvido pela equipe do NBLI com financiamento da Bill & Melinda Gates Foundation, obtido através da segunda edição do Grand Challenges Explorations (GCE) in Global Health. O CrossTope armazena estruturas, modelos e imagens do potencial eletrostático de proteínas do sistema imunológico (MHCs), envolvidas na apresentação e reconhecimento de alvos virais. Apenas uma vaga será aberta neste momento e o candidato selecionado receberá uma bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS no valor de R$ 400,00.


 Confira abaixo os requisitos e as datas:

REQUISITOS:

- Interesse nos temas de pesquisa e no uso de ferramentas da informática.

- Disponibilidade de até 20h semanais.

- Possuir cadastro na Plataforma Lattes (desejável).

- Ter noções de informática e estar familiarizado com o sistema Linux (desejável).

- Ter experiência com algumas das seguintes linguagens: MySQL, PHP, HTML, R, Python (desejável).

CRONOGRAMA:

- Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail imunoinfo@gmail.com até o dia 17/11/2013. É aconselhável que se encaminhe em anexo uma cópia do currículo e do histórico escolar (graduação).

- Entrevistas presenciais serão agendadas por e-mail.